Escolha o país para entrega da remessa
Usamos cookies para garantir a funcionalidade do nosso site. Depois de dares o teu consentimento, utilizamos os mesmos para analisar o tráfego e personalizar a publicidade nas plataformas de publicidade de terceiros, sempre de acordo com as regras da Política de Privacidade.
Guitarra é um instrumento musical que brilha não apenas na música clássica, mas também em uma fogueira ou um concerto de rock. Seja você um músico experiente ou apenas esteja aprendendo a tocar, vamos ajudá-lo na seleção e apresentar vários tipos.
Que tipos de guitarras conhecemos?
Guitarras Acústicas
A guitarra acústica é feita com uma placa ressonante (corpo) cuja função é amplificar o som e emitir com a coloração tonal adequada. De acordo com o material das cordas, ela é dividida em clássica (a chamada "guitarra espanhola"), que tem cordas de nylon, Jumbo e Dreadnought (conhecida como "Western"), que têm cordas de metal.
Guitarras Elétricas
A guitarra elétrica funciona com base no princípio de captar vibrações das cordas acima do captador, eliminando a necessidade de um corpo oco. Esse instrumento ganhou popularidade nos anos 1950, quando a empresa Fender introduziu a guitarra Fender Stratocaster. Este modelo é produzido praticamente inalterado até hoje e também é considerado um dos tipos básicos de guitarras elétricas. Os modelos ST tornaram-se tão fundamentais e universais que são encontrados com outros fabricantes também.
As guitarras Telecaster, também da Fender, tornaram-se igualmente icônicas e populares. Os modelos T têm uma forma elegante com um único corte e, devido ao seu som limpo, são adequados para gêneros mais suaves como country e pop.
O terceiro tipo fundamental de guitarra é a Les Paul da empresa Gibson. Esse tipo é caracterizado por um lado superior arredondado e um único corte na parte inferior. Ela se adapta a gêneros mais pesados, mas também, por exemplo, ao reggae ou blues.
Guitarras Elétrico-Acústicas
Guitarra elétrico-acústica é uma guitarra acústica com um sensor magnético que transmite vibrações através de um cabo para o conector de saída (jack) ou para um pré-amplificador embutido. É usada em vários gêneros onde o som de uma guitarra acústica é necessário, mas com um volume maior.
Violões Baixo
Violão baixo ou baixo elétrico substituiu o contrabaixo anteriormente usado. Seu som está em algum lugar entre os componentes rítmicos e melódicos da música e se adapta a todos os estilos. De acordo com o método de amplificação sonora, distinguimos entre o violão baixo acústico e o baixo elétrico.
História
O violão tem uma história rica que remonta a mais de 4000 anos. Ao longo dos anos, muitas teorias surgiram sobre suas origens e predecessores, mas quase certamente sabemos que seus precursoras chegaram à Europa do Egito e da Mesopotâmia. Esses instrumentos geralmente tinham 4 cordas, marcando o início do violão, que se tornou o mais popular durante o início do Renascimento de instrumentos de 4 cordas na maior parte da Europa.
À medida que os anos passavam, o número de cordas e seu material mudaram. Experimentos foram realizados na fixação do braço e na forma do corpo. O violão clássico, também conhecido como "violão espanhol", como o conhecemos agora, surgiu no século XIX. As tecnologias para amplificação sonora começaram a evoluir, levando à criação de novos tipos.
Começando a Tocar Violão
Se você ainda está decidindo começar a tocar, definitivamente confira os violões para iniciantes, ou você pode comprar um violão para criança. Para uma seleção mais fácil, em nosso blog, você encontrará artigos sobre como escolher um violão, como afiná-lo e como aprender a tocar violão.
Também escolha acessórios adequados, como um afinador, uma palheta, cordas de violão de reposição ou um amplificador.